Somente para os melhores atletas

Home

Perguntas Frequentes - Protetores

 

O que é um protetor bucal?

 

Um protetor bucal é um aparelho bucal flexível feito de plástico que é usado em atividades atléticas para proteger os dentes e o cérebro de possíveis traumas ocasionados por impacto diretos.

 

Por que eu deveria usar um protetor bucal?

 

Para proteger seus dentes e sua boca de lesões. Os dentistas aprovam por unanimidade o uso de protetores bucais em uma variedade de atividades esportivas. Mais de 200.000 ferimentos na boca e mandíbula que poderiam ser evitados através da utilização de um protetor bucal ocorrem a cada ano.

 

Um protetor bucal pode prevenir lesões?

 

Um protetor bucal pode prevenir lesões graves, tais como contusões, incidentes de inconsciência, fraturas de mandíbula e lesões no pescoço, ajudando a evitar situações em que o maxilar inferior fica congestionado no maxilar superior. Os protetores bucais são eficazes em isolar a macia cavidade oral dos dentes, prevenindo a laceração e hematomas dos lábios e das bochechas.

 

Em que esportes eu deveria usar um protetor bucal?

 

Os protetores bucais devem ser utilizados em esportes coletivos e individuais nas situações em que haja uma forte possibilidade de contato com outros participantes ou superfícies duras. Os jogadores que participam de basquete, futebol, lacrosse, rugby, hóquei e artes marciais devem obrigatoriamente usar protetores bucais enquanto competem.

 

Todos os protetores bucais são iguais?

 

Nem todos os protetores bucais oferecem o mesmo grau de proteção e conforto. A qualidade do protetor depende principalmente da qualidade da adaptação do aparelho na boca do atleta, da qualidade do processo de fabricação da peça e da espessura e do tipo de plástico utilizado. Porém, independente do protetor bucal utilizado, usar um protetor bucal é melhor do que não utilizar nenhum.

 

Quais os tipos de protetores bucais?

 

 

 

Quais as vantagens e desvantagens de cada tipo de protetor?

 

 

 

Por que as crianças não usam protetores bucais ?

 

Os pais às vezes são mal informados sobre o potencial de graves lesões dentárias envolvidas com o esporte em que a criança participa. Algumas, embora nem todas as escolas, reforçam a vantagem para a saúde de escudos goma para esportes de contato.