Somente para os melhores atletas

Home

Tipos de protetores

 

O que é um protetor bucal?

 

Um protetor bucal é um aparelho bucal flexível feito de plástico que é usado em atividades atléticas para proteger os dentes e o cérebro de possíveis traumas ocasionados por impacto diretos.

 

Por que eu deveria usar um protetor bucal?

 

Para proteger seus dentes e sua boca de lesões. Os dentistas aprovam por unanimidade o uso de protetores bucais em uma variedade de atividades esportivas. Mais de 200.000 ferimentos na boca e mandíbula que poderiam ser evitados através da utilização de um protetor bucal ocorrem a cada ano.

 

Um protetor bucal pode prevenir lesões?

 

Um protetor bucal pode prevenir lesões graves, tais como contusões, incidentes de inconsciência, fraturas de mandíbula e lesões no pescoço, ajudando a evitar situações em que o maxilar inferior fica congestionado no maxilar superior. Os protetores bucais são eficazes em isolar a macia cavidade oral dos dentes, prevenindo a laceração e hematomas dos lábios e das bochechas.

 

Em que esportes eu deveria usar um protetor bucal?

 

Os protetores bucais devem ser utilizados em esportes coletivos e individuais nas situações em que haja uma forte possibilidade de contato com outros participantes ou superfícies duras. Os jogadores que participam de basquete, futebol, lacrosse, rugby, hóquei e artes marciais devem obrigatoriamente usar protetores bucais enquanto competem.

 

Todos os protetores bucais são iguais?

 

Nem todos os protetores bucais oferecem o mesmo grau de proteção e conforto. A qualidade do protetor depende principalmente da qualidade da adaptação do aparelho na boca do atleta, da qualidade do processo de fabricação da peça e da espessura e do tipo de plástico utilizado. Porém, independente do protetor bucal utilizado, usar um protetor bucal é melhor do que não utilizar nenhum. Atualmente, os protetores bucais fabricados utilizando multilâminas de plástico EVA ( Etil VINIL ACETATO) através de um processo de pressão e vacuo são os mais capazes de proporcionar melhores proteção e performance, segundo a AMERICAN DENTAL ASSOCIATION.

 

Quais os tipos de protetores bucais?

 

    • Protetores bucais pré-fabricados não-moldáveis de 1 lâmina: Podem ser usados sem qualquer preparação. São vendidos feitos nos tamanhos pequeno, médio e grande em lojas de artigos esportivos. Em geral, deterioram-se rapidamente e precisam ser substituídos durante a temporada de esportes.

 

    • Protetores bucais pré-fabricaods moldáveis em água quente de 1 lâmina: São aplicados aos dentes com pressão dos dedos das mãos depois de serem fervidos em água durante um certo período de tempo. São encontrados em lojas de artigos esportivos. Tendem a deteriorar-se rapidamente e precisam ser substituídos durante a temporada de esportes.

 

    • Protetores bucais personalizados  de 1 lâmina fabricado sob medida por vacuoEsta opção pode ser oferecida aos pacientes pelo dentista. Ele faz um molde dos dentes do paciente e o protetor é fabricado a partir do molde. Este tipo de protetor bucal cobre todos os dentes e pode ser mais caro do que os protetores comuns ou moldáveis em água quente.

 

    • Protetores bucais personalizados multilaminados sob medida fabricado por pressão e vacuo: Esse protetor também necessita do molde da arcada dentária do úsuário para ser confeccionado. Ele oferece os melhores benefícios na proteção bucal e performance do usuário devido ao seu processo de fabricação por pressão e vacuo e das multi camadas de proteção de plástico especial ( Etil Vinil Acetato). São mais espessos e protegem contra lesão e concussão dentária. Podem ser ajustados e personalizados pelo dentista e são mais caros do que os protetores feitos sob medida por vacuo. 

 

 

Por que as crianças e muitos esportiistas não utilizam protetores bucais usualmente ?

Os pais e até mesmo as federações esportistas às vezes são mal informados sobre o potencial de graves lesões dentárias envolvidas com o esporte e também desconhecem os benefícios que um protetor bucal pode proporcionar à performance do atleta . Algumas, embora nem todas as escolas e federações esportivas, reforçam a vantagem para a saúde dos protetores bucais para os esportes.

 

Quais os Tipos de protetores bucais a BIOFORCE fabrica?

 A Bioforce trabalha com a linha de protetores bucais termo-moldáveis (moldáveis em água quente)  e com a linha de protetores  personalizados multilaminados sob medida por pressão e vacuo.